REALIZA:

  • ACIR
  • ACIL
  • Ministerio de Turismo de Uruguay
  • Intendencia Departamental de Rivera
  • Prefeitura de Sant'Ana do Livramento
  • Sindilojas Livramento
  • CDL Sant'Ana do Livramento

Festival celebra a Enogastronomia do Brasil e Uruguai

De 06 a 18 de novembro, a fronteira de Sant’Ana do Livramento (BR) e Rivera (URU) recebe turistas e envolve o público local em uma programação que une os sabores dos dois países.



Inicia nesta terça-feira, dia 06, a 5ª edição do Fronteira – Festival Binacional de Enogastronomia que tem Sant’Ana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai) como protagonistas deste evento que reforça os laços com a cultura e a culinária dos dois países vizinhos. Até o dia 18 serão realizadas diversas atividades que integram o público local, turistas e Chefs em uma programação voltada para valorização da Gastronomia Fronteiriça e a destacada produção de vinhos regionais. Além de atividades gastronômicas, serão realizadas ações que incentivam o caráter sociocultural do Fronteira no envolvimento da comunidade através de uma agenda que promove a integração de culturas, a discussão de temas voltados à alimentação e a formação técnica.


JANTAR DE INTEGRAÇÃO BRASIL E URUGUAI

Este evento é o carro-chefe do 5º Fronteira – Festival Binacional de Enogastronomia, e espera levar mais de 500 pessoas no Parque Internacional para uma grande celebração à culinária e aos vinhos. Mesas serão montadas sobre a linha imaginária que une Brasil e Uruguai, integrando moradores e turistas de que estarão desfrutando deste momento. O Jantar ocorre no dia 16 (sexta-feira), às 21h (horário brasileiro) e às 20h (horário uruguaio). Informações sobre cardápio e ingressos podem ser obtidas em: (55) 3242 3200 e (+598) 4625 3287.


II FEIRA DE COMIDA DE RUA DA FRONTEIRA

Esta é uma festa no Parque Internacional, onde serão comercializadas comidas típicas regionais e vinhos, distribuídas em mais de 10 tendas e a preços acessíveis. Shows musicais também estão confirmados para animar o fim de tarde do evento que será realizado no dia 7 (quarta-feira), a partir das 17h30m (horário brasileiro) e 16h30min (horário uruguaio), no Parque Internacional.


ROTA GASTRONÔMICA

A Rota Gastronômica da Fronteira integra 11 restaurantes de Sant'Ana do Livramento e Rivera que, durante todo o Festival, estarão oferecendo pratos representativos da tradição culinária fronteiriça, valorizando produtos e vinho. Confira os restaurantes que integram a Rota Gastronômica: Casa Rosada, Don Caggiani, La Perdiz, Vieja Estación, Costa Café & Bistrô, Pampa Grill, Green Palace, A Bruxa e Solar Dom Pedro.


MOSTRA DE CINEMA, CULTURA, FRONTEIRA E ALIMENTAÇÃO

A exibição de filmes com o tema ‘alimentação’ é a identidade principal desta atividade que será aberta ao público nos dias 8, 13 e 18 de novembro. E, no último dia do 5º Fronteira (18), a Mostra contará com a presença do cineasta e escritor gaúcho Tabajara Ruas à frente de uma palestra, seguida pela projeção do filme ‘Neto perde sua alma’ ao ar-livre no Parque Internacional. Todas as atividades da Mostra são gratuitas.


FÓRUM INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA, CULTURA, FRONTEIRA E MEMÓRIA

No dia 16 (sexta-feira), a Escola Uruguaia de Cursos Técnicos (UTU) recebe um espaço dedicado à apresentação e discussão da gastronomia e da cultura alimentar regional. O evento terá aulas de cozinha e palestras com importantes Chefs do Brasil, Uruguai e da Argentina como convidados especiais que irão valorizar os pratos da fronteira e, também, os produtos locais. Organizado pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense – Campus Sant’Ana do Livramento (IFSul) e pela UTU, o objetivo do evento é o de reunir os interessados pela temática da Enogastronomia Fronteiriça.


CHEFS NA ESCOLA

Uma ação em que os cozinheiros das instituições de ensino brasileiras e uruguaias recebem as equipes de Chefs com o objetivo de promover a troca de experiências culinárias, visando qualificar cada vez mais a alimentação escolar, além de debater a importância da Escola na educação do paladar das crianças e na promoção de bons hábitos alimentares. A EEEM General Antônio Flores da Cunha (dia 6) e a EMEI Corujinha (dia 7) são as escolas santanenses a receberem a ação. Já em Rivera, o Liceo nº7 (dia 6) e a Escola Nº 115 (dia 7).


Redação:

AGÊNCIA MEGAFONE - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

33 visualizações